Ornamento, segundo o dicionário Aurélio, significa adorno ou enfeite; ornamental, consequentemente, é aquilo que é usado como enfeite. Isto posto, podemos pensar um pouco acerca do que é o desenho ornamental.
A origem da arte ornamental, remonta ao fim do século XIX, onde surgiu a Arte Nouveau, movimento essencialmente decorativo, que inicialmente foi contemplado na arquitetura e no design, porém, acabou se alastrando pelas artes plásticas também. Na atualidade, percebemos de modo evidente, as influências deste movimento, não só nas artes, mas em nosso cotidiano.
A origem da arte ornamental, remonta ao fim do século XIX, onde surgiu a Arte Nouveau, movimento essencialmente decorativo, que inicialmente foi contemplado na arquitetura e no design, porém, acabou se alastrando pelas artes plásticas também. Na atualidade, percebemos de modo evidente, as influências deste movimento, não só nas artes, mas em nosso cotidiano.
O desenho ornamental, com
efeito, possui uma visibilidade enorme nos dias de hoje, sendo apreciado em
tatuagens, móveis, estampas, e também, na área do design. Segundo o texto “5 artistas especialistas em desenhos
ornamentais” do site da empresa Shutterstock,
que é uma agência de banco de
imagens, com sede em New York, o desenho ornamental “pode não estar no topo da lista de
passatempo de muitos designers, mas com certeza a arte do design ornamental
continua sendo tendência.”.
Neste texto são
apresentados 5 artistas: Ozerina Anna, Transia Design, Alex Makarova, Vikpit e Nataliia Litovchenko, (e em seus nomes
encontra-se o link para o portifólio de cada um dos artistas). Dentre estes,
nos atentaremos para duas artistas, em especial; Ozerina Anna, ilustradora,
artista vetorial e cinegrafista, e Transia Design, também ilustradora, artista
vetorial e cinegrafista. São dois mundos
diferentes, duas visões de designers e dois trabalhos impressionantes e
contemporâneos.
Ozerina, produz rótulos encantadores, diga-se de
passagem, inspirada particularmente, pelo estilo vintage (estilo que resgata elementos das décadas de 20 a 60), e
Transia, distingue-se de Ozerina, com seus desenhos étnicos super detalhados. O
que essas duas artistas tem em comum? O desenho ornamental. Analisando as obras
dessas duas artistas, individualmente e conjuntamente, avistamos quase que uma
harmonia entre seus trabalhos, mesmo tendo influências de estilos diferentes, a
raiz é a mesma.
É fundamental percebermos os vários desdobramentos em que
o ramo do desenho ornamental se apresenta. Se relembrarmos sua origem, podemos
enxergar que sua influência foi colossal, e o seu desenvolvimento, também.
Se torna muito interessante analisar o trabalho dessas
duas artistas, quando sem nos darmos conta, observamos uma mandala de Transia e
já nos lembramos de tatuagens que vimos por ai, ou quando vemos um rótulo
produzido pela Ozerina e já nos vem à mente uma garrafa de cerveja conhecida.
Engraçado como as artes se conversam, e de tempos em tempos, essa dialética
veio se tornando mais presente no campo artístico.
Por fim, fazendo um pequeno enlace, gostaria de colocar
em voga o trabalho da artista ucraniana, Nataliia
Litovchenko, que me chamou bastante a atenção. A delicadeza de como ela compõem
seus convites me fascinou, e o mais curioso, é que de algum modo, ela trouxe
para mim um resgate das duas artistas já comentadas, com seu estilo vintage onde, por vezes, utiliza-se das
mandalas. Nataliia utiliza cores que me agradam muito. Por inteiro, é um
trabalho maravilhoso!
Acesso ao site: http://www.shutterstock.com/pt/blog/5-artistas-especialistas-em-desenhos-ornamentais
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