sexta-feira, 2 de setembro de 2016

MÚSICA E TRAGÉDIA: EXPERIÊNCIA PARA ENCENAÇÃO DE TRAGÉDIA - Mennan Bërveniku

O palestrante Mennan Bërveniku, estrangeiro, oriundo de Kosovo, veio até a Unicesumar para fazer uma palestra sobre o gênero “Tragédia” e, também, sobre o papel da música na ópera. Quem fez a apresentação do palestrante foi o professor da instituição, Tiago Lucena, ele também fez a tradução da palestra, junto com a professora, Flor Duarte. Mennan começou tocando um trecho de uma ópera no piano, encantando a todos, logo de início. Depois ele nos convidou a sentar no palco, em círculo, para que tornássemos aquele momento mais intimista e, também, para podermos ver o que ele iria passar no telão bem de perto. Ele buscou criar uma roda de conversa e, de fato, foi o que aconteceu.
Mennan colocou para tocar a música que ele havia tocado no início da palestra, para sentirmos a diferença de uma música tocada ao vivo, com uma orquestra inteira, e de uma música reproduzida em caixas de som. Ele sinalizou que nas óperas o papel da orquestra é muito importante para a dramatização e disse que as músicas de introdução das óperas contam uma história, dando indícios do que será apresentado, posteriormente, na ópera. A parceria entre música e tragédia é localizada nesse contexto.
Para abordar alguns aspectos do gênero tragédia, Mennan mencionou a peça teatral Macbeth, escrita por Shakespeare. Foi esse grandioso texto que ele trabalhou durante toda a palestra. Vimos vídeos de encenações de diferentes décadas, discutimos sobre os aspectos visuais da ópera, como a iluminação, figurino e elementos cênicos, fazendo uma correlação com as artes visuais.
Enquanto Mennan passava os trechos da ópera, ele ia pausando para fazer seus apontamentos sobre o tema que estava trabalhando e, também, contava mais sobre a história de Macbeth. Mennan fez uma análise dos personagens da tragédia, evidenciando o papel crucial que a Lady Macbeth possui na peça, ela induzira o Lord Macbeth a cometer todos os atos maléficos, na intenção de ser tornar rainha. O palestrante sempre nos atentava para a música na tragédia, de como ela tinha um papel importante para tornar tudo mais dramático e intenso.
Os dois professores presentes, Flor Duarte e Tiago Lucena, cada um em sua vertente de estudo, contribuíram para a discussão de alguns apontamentos feitos pelo palestrante. Flor Duarte, professora de história da arte, abordou temas das artes visuais, como: composição de cenário, cores, influências artísticas e, também, sobre a ópera no contexto contemporâneo brasileiro, Mennan falou sobre a ópera contemporânea do exterior. Enquanto Tiago Lucena, professor de arte e tecnologia, abordou temas, como: elementos digitais na ópera, contribuição da tecnologia e alguns aspectos visuais. Foi muito enriquecedor todo o diálogo, pois, eles puderam trazer mais coisas sobre o assunto que Mennan estava trabalhando, fazendo uma espécie de debate interdisciplinar.
A palestra inteira foi traduzida pelos dois professores presentes, pois, Mennan falou em inglês o tempo todo e nem todos compreendiam. Foi bem dinâmica a tradução, entretanto, perdemos um tempo nesse movimento de traduzir tudo do inglês para o português, se não fosse assim, daria tempo de explorar mais aspectos do que Mennan estava abordando. Com absoluta certeza, essa foi a palestra mais interessante de todas as que participamos na semana acadêmica 2016.
Palavras-chave: Música. Tragédia. Ópera.                   

Metodologia pedagógica utilizada pelo palestrante: O palestrante realizou a sua palestra pautado na exposição de conteúdos e na construção de hipóteses, juntamente com os professores convidados.

Recursos utilizados: O palestrante utilizou materiais audiovisuais, livros, instrumento musical e também o seu aparelho celular para realização de sua palestra.


Com base no conteúdo abordado na palestra, em sala de aula, poderia ser realizado um trabalho sobre ópera. Uma manifestação artística que se encontra tão afastada de nossas escolas, poderia ser trabalhada a partir de peças de teatros, que já são mais conhecidas entre os alunos. Com tantos assuntos que foram tratados na palestra, poderíamos pensar em diversas atividades relacionadas com teatro, música, tragédia, ópera ou até mesmo uma interdisciplinaridade entre os assuntos, a partir de pesquisas e atividades práticas. Na aplicação que propomos, escolhemos a ópera por ser algo menos conhecido e que pode desencadear inúmeras reflexões acerca de outros elementos artísticos, como: figurino, atuação, elementos cênicos, iluminação.
Pensando em uma atividade para trabalhar este conteúdo, poderia ser feito com os alunos uma pesquisa sobre os elementos que compõe a ópera, suas funções e variações em determinadas épocas. Além de proporcionar o contato com uma vertente alternativa da linguagem artística, embasados em pesquisas, o alunos compreenderiam melhor como se constitui uma ópera e, quem sabe, também, despertaria a curiosidade, suscitando o interesse por tornar a ópera parte de estudos pessoais, por terem gostado do tema a partir do contato através do conteúdo sistematizado.

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