quinta-feira, 17 de março de 2016

Necessidade educativa especial.

Necessidade educativa especial, é a particularidade de uma pessoa que foge ao padrão de aprendizagem, dentro do âmbito educacional. De acordo com Elizabet Dias de Sá, esses indivíduos possuem singularidades, apresentando "limitações físicas, motoras, sensoriais, cognitivas, lingüísticas ou ainda síndromes variadas, altas habilidades, condutas desviantes etc.". Todos nós precisamos de um cuidado, mas digamos que essas pessoas possuem cuidados mais específicos, em diversas áreas práticas de suas vidas.

A palavra "essencial", tal como explicita a autora supracitada, veio para compor a ideia de algo diferente, sendo, às vezes, um eufemismo para as pessoas que utilizam o "especial" num sentido pejorativo julgando serem de valor superior que as pessoas "não-normais". Todos sabemos que não é bem assim. Há uma necessidade, de fato, específica que necessita também de mecanismos específicos para ser desenvolvida, principalmente perante a esfera educacional. O que não é válido é igualar esses indivíduos no sentido da aprendizagem diferenciada o qual eles necessitam, e reputá-los como diferentes na prática social/diária, isso é, no mínimo, contraditório e, infelizmente, trivial.

REFERÊNCIA:

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Elizabet Dias de Sá. Acesso: http://www.bancodeescola.com/verbete4.htm

Gostei muito desse texto da Elizabet, achei muito elucidativo, contextualizado e didático, deixo aqui a referência para uma possível discussão futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário