quinta-feira, 17 de março de 2016

Relatório "teatro de bonecos"

O “show de bonecos”, espetáculo o qual tivemos a oportunidade de ir assistir, faz parte de um projeto da secretaria de cultura de Maringá, o “Convite ao teatro”. A apresentação foi breve, pois, o público, em geral, eram crianças, logo, não poderia ser muito extensa. Porém, não deixou de ser relevante para nossa para nossa aprendizagem acadêmica. O tema do teatro era “show” e seu propósito era apresentar as diversas formas de se trabalhar com teatro de bonecos. A manipulação, feita pelos atores/manipuladores, se diversificava a cada nova personagem que entrava em cena, oportunizando a nós, conhecermos tipos diferentes de manipulação de bonecos: marote, fios, balcão e vara.
Impressões pessoais: facilmente percebíamos quais eram os atores mais experientes quando estavam em prática, uns pareciam dominar mais a técnica do que outros. A trilha sonora estava coerente com as personagens, que, em geral, eram cantoras(es) e dançarinas(os). A criançada ficou estática com a música da bailarina. A iluminação existia, mas não penso que cumpriu seu papel com êxito, embora, principalmente no teatro de bonecos, seja muito importante. Por ser um espetáculo voltado ao público infantil, pode ser que não prezaram muito por não aparecerem durante as manipulações. Já assisti a outro espetáculo onde nós, o público, realmente acreditávamos que os bonecos tinham vida, por estarem “sozinhos” no palco. Talvez, se tivessem investido mais nessa questão, teria sido bem mais bacana. Mas, pelo que pudemos entender, é uma trupe nova na região que está desenvolvendo este trabalho interessantíssimo há pouco tempo e ainda têm muito a crescer.
Embora o direcionamento do espetáculo tenha sido voltado para o público infantil, para nós, futuros professores de arte, o mesmo foi de suma importância. Através deste, pudemos verificar a variação com que podemos trabalhar o teatro de bonecos. Aprendemos, também, que estes bonecos podem ser feitos com diversos materiais e de vários tamanhos, dependendo da técnica de manipulação que iremos utilizar.
Proposta de atividade: teatro de bonecos feito com palitos de sorvete. Com este conteúdo é possível trabalhar com a técnica da vara, só que numa dimensão menor. Dependendo da série que fosse trabalhado este conteúdo, poderia ser feito um boneco com papel e eva, utilizando fios para trabalhar também outra técnica. O teatro de bonecos é um conteúdo muito interessante e que também possui inúmeras alternativas para os professores trabalharem, não esquecendo, porém, da importância da contextualização do conteúdo, que é essencial, e porque não, também, o conhecimento de outras técnicas, mesmo que seja só na teoria e por imagens, para instigar os alunos a pesquisarem sobre o conteúdo fora da sala de aula.
Para além da aplicabilidade profissional, pensando na acadêmica/pessoal, a ida ao teatro foi uma oportunidade fundamental para todos nós. Por estarmos em um curso de artes, é imprescindível que estejamos em contato com a cultura, não só teórica, em sala de aula, mas sim, com a cultura presente em nossa cidade, e quem sabe, nos próximos eventos, em outras cidades ou até outro país. Com toda certeza, é estes são momentos enriquecedores de aprendizagem e socialização do saber em um ambiente diversificado, que proporciona a interação dos acadêmicos de um modo singular e, ainda, a motivação por buscar o diferencial em nossa formação. 

Palavras-chave: Teatro, Bonecos, Manipulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário