segunda-feira, 20 de abril de 2015

A cor na arte de Veneza


Obra inspiradora: "O Grande Canal e a Igreja da Saúde", Canaletto. (1730), Museu das Belas Artes de Houston. 

Como falar da arte de Veneza sem explicitar a magnificência da cidade? Na minha visão (visão de quem fica babando em fotos, vídeos e comentários de quem já teve a oportunidade de conhecer a cidade), Veneza é uma cidade extremamente poética.
O fato de ter sido formada num arquipélago influenciou totalmente sua história, e por consequente, os olhos dos artistas venezianos, e também, os dos que saíram de suas cidades para justamente pintar e escrever por lá, seduzidos pela “cidade das cores” e a emocionalidade que ela emana. Esses artistas manejaram as luzes e cores, dos reflexos na cidade, e o resultado foi uma arte totalmente diferenciada das pinturas florentinas, por exemplo.
Um fato não menos importante, que também influenciou a arte de Veneza, principalmente quando se fala em arquitetura, foi a questão da sua localidade, que colaborou profundamente para tornar a cidade um centro comercial. Essa “troca” de mercadorias e experiências trouxeram características gringas, dando uma feição oriental para o perfil da cidade.
Voltando as cores...

O resultado das obras, marcadas pelas luzes e cores de Veneza, era a rica luminosidade, o brilho e as cores atmosféricas, diferente de qualquer arte feita até então. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário