segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O estilo de Claude Monet


          Monet foi fundamental para o desenvolvimento do impressionismo, não fosse o quadro “Impressão”, quem sabe, hoje nem reconheceríamos tal estilo como impressionismo. Mas a influência de Monet vai além de uma nomenclatura, seus princípios e práticas, levados afinco até o fim de sua vida, moldaram os ideais do movimento. Monet era conhecedor da época dos gigantes, o Renascimento, dispunha de muita técnica, e o que fazia em seus quadros era pura ciência, buscando retratar a impressão de um instante real da vida cotidiana. Ele possuía um barco adaptado, com seus instrumentos de pintura, foi neste barco que compôs algumas de suas obras mais extraordinárias. Além de todos estes feitos, como viemos estudando, Monet abriu as portas para a modernidade.
          Mas só conseguimos compreender tamanha importância no observando suas obras, que com certeza ao vivo devem ter o triplo do impacto, como estas:

As papoulas silvestres, 1873



          Que foi exibida na primeira exposição impressionista em 1874, podemos enxergar com clareza o talento de Monet em representar uma figura ou uma flor com poucas e ágeis pinceladas.


Arrival of the Normandy Train, Gare Saint-Lazare, 1877



          Ou esta, em que Monet observou a estação de trem, com a fumaça embriagante e a correria das pessoas. Os efeitos fugazes da luz e cor foram captados pelo artista com grande maestria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário