terça-feira, 1 de setembro de 2015

Palestra sobre a “Didática do Pensamento Crítico e Habilidades Cognitivas”.

O professor Laênio Loche (palestrante) compartilhou conosco, no dia 21/08, a importância do pensamento crítico na vida dos acadêmicos, ou seja, a capacidade de pensar por si só, questionando sempre! O público alvo da palestra foram os cursos de licenciatura, lá estavam os acadêmicos de Artes Visuais, Músicas, Pedagogia, entre outros.
Ele direcionou suas palavras à nós, porém, nos fez entender que não são apenas os alunos que devem possuir um pensamento crítico, mas, também, os professores, para que possam fazer seus alunos aprenderem a pensar. Penso que esse foi o ponto fulcral de toda a palestra, pois, a pós-graduação que nos estava sendo apresentada, tem o propósito aprendizagem de uma didática do pensamento crítico.
Ademais, o palestrante nos retratou as habilidades cognitivas necessárias para um pensamento crítico: analisar, avaliar, classificar, comparar, definir, descrever, exemplificar, explicar, interpretar, sintetizar, explicando-as uma a uma. Expôs, também, as competências argumentativas: argumentação, análise argumentativa, avaliação argumentativa, falando de sua importância para uma boa elocução.
Isto posto, pudemos ponderar e chegar a conclusão, juntos, de que principalmente no período em que nos encontramos, sendo bombardeados por informações a todo instante, precisamos adquirir um pensamento crítico para nos abstermos de simplesmente engolir a informação sem mastigá-la, talvez seja essa a melhor maneira de ilustrar o que foi-nos transmitido. Compreendendo, sobretudo, que ser crítico não é criticar tudo, e sim, saber ser reflexível perante toda e qualquer situação que lhe é proposta; ou imposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário