O professor Laênio Loche (palestrante)
compartilhou conosco, no dia 21/08, a importância do pensamento crítico na vida
dos acadêmicos, ou seja, a capacidade de pensar por si só, questionando sempre!
O público alvo da palestra foram os cursos de licenciatura, lá estavam os
acadêmicos de Artes Visuais, Músicas, Pedagogia, entre outros.
Ele direcionou suas palavras à nós, porém,
nos fez entender que não são apenas os alunos que devem possuir um pensamento
crítico, mas, também, os professores, para que possam fazer seus alunos aprenderem
a pensar. Penso que esse foi o ponto fulcral de toda a palestra, pois, a
pós-graduação que nos estava sendo apresentada, tem o propósito aprendizagem de
uma didática do pensamento crítico.
Ademais, o palestrante nos retratou as
habilidades cognitivas necessárias para um pensamento crítico: analisar, avaliar, classificar, comparar,
definir, descrever, exemplificar, explicar, interpretar, sintetizar,
explicando-as uma a uma. Expôs, também, as competências argumentativas: argumentação, análise argumentativa,
avaliação argumentativa, falando de sua importância para uma boa elocução.
Isto posto, pudemos ponderar e chegar a
conclusão, juntos, de que principalmente no período em que nos encontramos,
sendo bombardeados por informações a todo instante, precisamos adquirir um
pensamento crítico para nos abstermos de simplesmente engolir a informação sem
mastigá-la, talvez seja essa a melhor maneira de ilustrar o que foi-nos
transmitido. Compreendendo, sobretudo, que ser crítico não é criticar tudo, e
sim, saber ser reflexível perante toda e qualquer situação que lhe é proposta;
ou imposta.
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