segunda-feira, 29 de junho de 2015

Casas Sustentáveis

Primeiramente, aqui vai uma breve descrição sobre o que seriam essas casas sustentáveis: 
As casas sustentáveis são aquelas projetadas e construídas de maneira a respeitar o meio ambiente, seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental e garantindo o bem-estar dos moradores”.

Nos dias de hoje, a madeira já não é o material mais utilizado e procurado para construções de casas, embora tenha sido demasiado utilizado antigamente, e quando digo antigamente não refiro-me à 30 anos atrás. As civilizações primitivas quer seja no ocidente ou oriente, já dispunham de tal material desde muito cedo, quando ainda não dominavam as técnicas do metal ou do betão armado, que vieram a calhar depois da revolução industrial. 


Dentre as características de uma casa sustentável, estão: 1.O uso de madeiras legalizadas (lembrando que no Brasil, devido a uma lei, as madeiras não são mais permitidas em construções cívicas).  2. A durabilidade dessas construções, tendo como exemplo o templo Kiyomizudera (em Kyoto, Japão) que é uma construção milenar, de madeira. 3. Segurança, em contraponto com o metal, a madeira não oxida, hoje, a madeira pode ser tratada com enorme tecnologia. 4. Normalmente, mas não são todas, as casas possuem sistema de aquecimento solar. São econômicas, tanto no orçamento da construção (que varia de construção para construção), quanto na utilização depois de construída, pois visam aproveitar ao máximo a luz solar, diminuindo assim, sua conta de luz. 5. Sempre que possível, usufruem de materiais recicláveis nessas construções. 6. Sistema de captação de águas de chuva para o uso interno. 7. Evitam o desperdício de materiais. 8. Possuem um projeto de construção que não causam danos ao meio ambiente. 9. Áreas verdes, ou seja, plantio de flores, árvores, hortas, jardins em geral, quando possível. 10. Rapidez: uma casa de madeira pode ser construída em duas semanas. 11. A madeira na construção, dá à casa um “ar rústico”. Essa última característica pode ser considerada um tanto particular, porque eu acho um charme e sou encantada por esse caráter “naturale” (natural em italiano) e retrô.

 1.º  ano de Artes Visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário