quarta-feira, 4 de maio de 2016

AS FORTALEZAS DO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO




Fortaleza de São José de Macapá tem 30 mil metros quadrados. (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Para falarmos sobre as características das fortalezas do período colonial brasileiro precisamos, antes, entender este período, contextualizando-o mesmo que brevemente, para compreendermos de fato porque foram criadas as fortalezas. É neste período que ocorre a ocupação do território brasileiro pelos portugueses. E nos, aproximadamente, 250 anos que correram “as artes plásticas e a arquitetura produzidas no Brasil” (DUARTE, 2016) são nomeadas “Arte Colonial”. Neste panorama, de descobertas, construções e invasões, ninguém se sentia seguro!

Como cita Flor Duarte “Era preciso proteger as vilas e cidades litorâneas dos ataques dos índios e dos invasores.” imagino que, inicialmente, foram tempos bem macabros. As fortalezas, então, tinham a função de “vigiar e proteger”, como afirma Rovere, em seu texto sobre o Forte da Boa Viagem. Quanto às características físicas, podemos citar a grandeza, os enormes muros, os faróis, locais para trancafiar os prisioneiros e grades “blindadas”.

Curiosidade: “Inaugurada em 1782, a Fortaleza de São José de Macapá é a maior edificação militar na América Latina.”, (a fortaleza da foto acima). “Por não haver conflitos armados, ao longo dos 232 anos da fortaleza, as únicas mortes registradas no período colonial foram as dos escravos negros e índios que trabalharam na edificação do forte”.

REFERÊNCIAS
DUARTE, Flor. Arte Colonial. In: História da Arte Brasileira. Slides: Maringá, 2016.
ROVERE, T. Rio de Janeiro – Atrativos Culturais. Blog, 2012. Disponível em: <http://tatianarovere.blogspot.com.br/p/niteroi-rio-de-janeiro-atrativos.html > Acesso em: 03 de Abril de 2016.
SANTIAGO, A. No AP, maior fortaleza da América Latina nunca foi usada em guerra. Reportagem da G1. Disponível em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário