quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mogli - O menino lobo

O filme Mogli – O menino lobo, nos apresenta o mundo de um menino que fora criado por lobos, desde a tenra idade. Este menino é apresentado ao mundo animal como “o filhote de homem”. Inicialmente, já podemos perceber que ele não é identificado como pertencente ao grupo em que convive, como sendo da mesma espécie. Diferentemente do caso de Victor de Aveyron, estudado com Itard, o Mogli não era considerado um lobo, e não perdeu suas características humanas por estar convivendo com os lobos desde pequeno. Muito pelo contrário, ele possuía os chamados “truques” (habilidades que os animais identificavam como “coisas de homens”) e usava isso para facilitar algumas coisas, exemplificando: construir um recipiente para colocar água e beber.
Nesta cena do recipiente, bem no início, identificamos o posicionamento do filme em relação ao convívio social e sua influência, pois, assim que o garoto começa a beber sua água, do jeito “humano”, sua mãe loba já lhe dá uma bronca, dizendo que isso não é coisa de lobo. Ou seja, há uma diferenciação consciente entre as duas partes. O menino sabe de onde ele veio, mas é feliz com sua família animal, não querendo, portanto, voltar para a aldeia com os humanos; ele prefere a família que o criou.
É um história romantizada, com certeza, mas fazendo uma analogia com o caso de Victor de Aveyron, compreendemos que a questão sociológica, da necessidade de identificação entre pares e a convivência social para o desenvolvimento da sociabilidade fica à margem das questões apresentadas no filme. Mogli sabe de onde veio, quem é e, também, a  diferença entre ele e os animais, mas ele se reconhece como tal, humano, e escolhe a família que, em sua vista, lhe faz melhor. Entretanto, isso pode nos levar a uma outra questão... Será que Victor de Aveyron, após ser encontrado na natureza a qual ele estava habituado, se soubesse como, teria dito que preferia ficar? Pois que, é muito infeliz se sentir um peixe fora d’água, seja qual for o ambiente ou situação. E não é assim que os alunos com NEE se sentem em uma escola a qual eles são inclusos, mas não, de fato, aceitos?
Penso que a relação encontrada aqui, para o atendimento de alunos com NEE, foi esta. É importante SIM inserir qualquer aluno em um contexto social em que ele possa estar mais do que inserido, participando desse meio. Mas para isso é preciso um reconhecimento de todos como seres diferentes, porque, afinal, somos todos únicos. Todos diferentes em alguma medida. Ser portador de NEE nos remete apenas a alunos que vão precisar de estratégias diferentes para aprender. Mas que todos tem capacidades sim de aprender. O que adianta estar inserido num meio e ter que acompanhar um ritmo no qual você não consegue se desenvolver?

Um comentário:

  1. Mogli o menino lobo é muito divertido! Já tinha visto algumas boas críticas, mas o vi recentemente e realmente me surpreendeu. Foi uma grande surpresa de animação. A história é muito divertida e original, pelo mesmo, tanto crianças como adultos podem desfrutar dele. O que mais me surpreendeu foi a dublagem de Idris Elba como Shere Khan por que é um bom ator, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Seguramente o êxito de novo filme de Idris Elba, deve-se a auas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. No resultado uma surpresa ao ver que o filme funcionou de forma maravilhosa. É uma produção espetacular, desfrutei muito.Adorei como fizeram a historia por que não tem nenhuma cena entediante.

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