quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sala de aula

Uma sala de aula não é um grupo de pessoas escolhidas em razão de suas afinidades. Não é, tampouco, um conjunto de pessoas que compartilham as mesmas convicções ideológicas ou religiosas. Não é para um família cujos membros são unidos por relações de filiação. Não é um bando submetido ao comando de um líder, nem um cenário de televisão onde o espetacular é a lei. É um espaço e um tempo estruturados por um projeto específico que alia ao mesmo tempo e indissociavelmente a transmissão de conhecimentos e a formação dos cidadãos. (Meirieu 2006, p. 68)

Em conformidade com a citação acima, que fala sobre o espaço da sala de aula, pode-se compreender que a mesma não abrange uma porção de pessoas que se identificam por inteiro, não se reduz a este objetivo. Mais do que isso, ela possui um propósito que nos fica bem evidente quando Meirieu, na última frase, nos diz que o espaço da sala de aula serve para “a transmissão de conhecimentos e a formação dos cidadãos”.
Portanto, concluímos que a sala de aula não deve a sua existência tão somente aos estudantes que nela habitam. Sim, ela existe para acolher os mesmos (que são indivíduos diferentes, cada qual com suas peculiaridades), mas o que gira entorno de sua essência é a aprendizagem destes. 

REFERÊNCIAS
RIOS, T.A. A Dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. 2º ed. Campinas. SP: Papirus. 2001. (IN) VEIGA I.P.A.V. (org). Gênese, dimensões, princípios e práticas.


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