quarta-feira, 4 de maio de 2016

Identifique e comente duas funções do curador de arte.


Entre as múltiplas funções do curador de arte, para citar duas, temos: a concepção e montagem de exposições de arte. Estas duas funções, indissociáveis, acredito que, hoje, sejam as que estão em voga no mundo da arte, onde se fala de o curador que organiza exposições. Entretanto, mais do que isso, o curador deve, também, ser um intelectual, crítico de arte, estar inserido e atualizado na mídia, no mercado e no âmbito cultural.
Na concepção da exposição, o curador tem por ofício, pensar, de certa forma, onde a exposição estará inserida. Seu contexto, conceito, referências, garimpagem de obras e sua inter-relação. O curador vai pensar no “porquê” e no “para quê” da existência de tal exposição. Ele deve torná-la instigante, inteligente e significativa, para que o público tenha contato com as obras escolhidas de uma maneira diferente e atraente. Essa mediação entre arte e sociedade também é um importantíssimo papel do curador.
Já na montagem da exposição, o curador pensará na questão estrutural da exposição. Adicionando elementos (sejam visuais, auditivos ou até olfativos) que colaborem para tornar o conceito idealizado em algo real e palpável, de modo que a estrutura também faça parte da obra final, que além das obras selecionadas, pode também ser a exposição quando elaborada por um bom curador.

REFERÊNCIAS

Discussão em sala de aula, 01/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário