quarta-feira, 4 de maio de 2016

“ESTUDO SOBRE O ESTILO MISSIONÁRIO”

Comente a atuação dos jesuítas e sua influência na arte brasileira:

Primeiramente, como citado pela professora Flor Duarte, os jesuítas eram mestres em fazer doces! Mas sua grande influência na arte brasileira fora a popularização das figuras santas e construção de igrejas. Como explicita Flor Duarte (2016),
Os jesuítas serviram-se muito do impacto das artes: figuras de santos mais próximos à mentalidade aborígine, popularizando especialmente São Jorge e os Arcanjos. (DUARTE, 2016).
A chegada dos jesuítas promoveu mudanças em nosso país. Ao construir as igrejas, já tinham o seu estilo preconcebido, era evidente,
 As primeiras igrejas que os missionários erguem no Brasil não passam de modestas construções de taipa ou terra batida, geralmente cobertas de telhas rudimentares ou folhagens. Depois chegam as construções em adobe e em pedra, bem mais duráveis (DUARTE, 2016).
É válido ressaltar, também, que nãos só na área das artes os jesuítas influenciaram nosso Brasil, mas também, na educação, permeando suas ideologias pedagógicas por 200 anos em nosso país. Os jesuítas também representavam autos, o público era certeiro e a função destes também: catequizar os índios. Os autos “Às vezes eram encenados nas igrejas para maior ênfase de edificação moral.”  (DUARTE, 2016).

REFERÊNCIAS

DUARTE, Flor. O estilo Missionário. In: História da Arte Brasileira. Slides do 1º bimestre de Artes Visuais: Maringá, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário