quarta-feira, 4 de maio de 2016

PESQUISA SOBRE CERÂMICA


Segundo o dicionário Michaelis “argila” (lat argilla)  é o “1 barro empregado na cerâmica: silicato hidratado de alumínio com várias impurezas, resultantes da decomposição de outros silicatos. 2 O que se quebra facilmente. A. figulina: a. magra. A. gorda: barro próprio para moldagens e cerâmica fina; argila que contém pouca sílica. A. magra: barro próprio para tijolo. A. petrolífera: argila que contém petróleo.[...]”
Apenas pelo dicionário, conseguimos obter uma ideia da abrangência desse material. Nesta pesquisa, porém, abordaremos a argila no que diz respeito à utilização da mesma para a produção de cerâmica. Primeiramente, precisamos saber que a argila possui elementos, sendo eles, de acordo com Meira (2001), os mais frequentes: alumínio, ferro, magnésio, potássio e sódio.
Devemos, ainda, ter conhecimento que o mineral argiloso se divide em sete grupos, a saber “grupo da caulinite , grupo da ilite, grupo da vermiculite, grupo montmorilonite, grupo da clorite, grupo dos interestratificados e grupo da paligorsquite sepiolite.”. Divididas em sete grupos, a argila pode, ainda, ser analisada a partir de duas classificações: genética e industrial (ou tecnológica).
A secagem da argila, “à temperatura à roda dos 110°” (MEIRA, 2001), o material sofre uma “contrações de volume”. O processo de secagem compreende “um processo térmico que realiza a eliminação de grande parte da água de constituição e de adição, e depende de alguns fatores: estado do ar (temperatura e umidade), a quantidade de ar em contato com o material a secar, a superfície específica do material (relação superfície/volume) e a natureza do material.”. De imediato percebemos que não é um processo fácil, mas que, como outros tantos processos, necessita de prática e aprimoramento contínuo.

REFERÊNCIAS
MEIRA, J. M. L. Argilas: O que são, sua propriedades e classificações. VISA: Comunicações Técnicas, Jan. de 2001.

MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998-(Dicionários Michaelis). 2259p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário